Altas habilidades e Superdotação

Altas Habilidades e Superdotação

Ser uma pessoa com altas habilidades e superdotação (AH/SD) significa que o indivíduo apresenta um conjunto de características que o distinguem em diversas áreas do desenvolvimento. O conceito de AH/SD é multidimensional, envolvendo a interação de três grupos principais de traços: habilidade acima da média, compromisso com a tarefa e criatividade.

Vamos detalhar esses grupos de traços e outras características gerais:

1. Habilidade acima da média:

◦ Manifesta-se pela capacidade de adaptar e modificar novas situações, automatizar rapidamente o processamento de informações e adquirir novos conhecimentos e destrezas.

◦ Pode ser demonstrada em uma ou mais áreas do desempenho escolar ou em uma ou mais propostas intelectuais.

◦ Inclui vocabulário muito avançado e rico, memória destacada, facilidade para se adaptar a novas situações, aprender rapidamente, forte capacidade de generalização e um raciocínio lógico-matemático abstrato.

◦ Uma pessoa com AH/SD geralmente demonstra um desempenho superior ou avançado em comparação com outros estudantes da mesma idade, nível ou ano.

2. Compromisso com a tarefa:

◦ Refere-se a um elevado nível de motivação que leva a uma dedicação significativa a uma tarefa ou área de desempenho.

◦ Inclui características como perseverança, trabalho árduo, dedicação prática, autoconfiança, capacidade superior para identificar problemas, altos níveis de interesse, entusiasmo, determinação, autocrítica, autoestima e o desejo de excelência em seu próprio trabalho.

◦ Indica que a pessoa dedica muito tempo e energia a uma atividade que lhe interessa, é exigente e crítico/a consigo mesmo/a, busca soluções para problemas, é persistente, e é interessado/a e eficiente na organização de tarefas.

3. Criatividade:

◦ Associada a um alto nível de fluência de ideias, flexibilidade e originalidade de pensamento.

◦ Manifesta-se como curiosidade extrema, apresentação de ideias originais ou incomuns, capacidade de pensamento crítico, imaginação, insights e gosto por enfrentar desafios.

◦ Inclui ser sensível às coisas bonitas e não se importar em ser diferente.

Além desses três pilares, as pessoas com AH/SD podem apresentar outras características gerais:

• Precocidade na leitura e gosto pela leitura.

• Interesses variados e diferenciados, muitas vezes com foco acentuado em temas políticos, sociais e de justiça.

• Preferência por se relacionar com pessoas mais velhas ou mais novas, com quem encontram mais oportunidades para discutir e aprender.

• Assincronismo no desenvolvimento, onde o desenvolvimento intelectual, afetivo e motor podem não ocorrer no ritmo considerado “normal”. Isso pode levar a desequilíbrios entre:

◦ Afetivo-intelectual: Com a criança escondendo suas habilidades.

◦ Intelectual-psicomotor: Onde a maturidade intelectual é superior à motora (ex: ler antes de escrever bem).

◦ Linguagem e raciocínio: Compreender matemática rapidamente, mas ter dificuldade em expressar verbalmente.

◦ Criança-escola: Aprender mais rapidamente que os colegas.

◦ Relações familiares ou familiar: Dificuldade dos pais em compreender os comportamentos do filho/a.
◦ Interpessoal: Podem ser intolerantes a atitudes que consideram “incorretas”.

• Sentimento da diferença: Percebem-se diferentes dos demais, compreendem mais rapidamente e podem ser intolerantes com aqueles que não o fazem.

• Preferência por estudar sozinhos, o que pode ser interpretado erroneamente como falta de interesse em atividades em grupo.

• Nível de exigência mais elevado e perfeccionismo, o que pode gerar ansiedade.

• Independência e autonomia, geralmente sem medo de enfrentar desafios ou correr riscos.

• Senso de humor requintado e sofisticado, muitas vezes com uso de ironia.

• Capacidade de observação muito elevada, notando detalhes e produzindo trabalhos complexos.

• Gosto e preferência por jogos que exijam estratégia.

Ser uma pessoa com altas habilidades e superdotação é apresentar um perfil complexo de excelência em habilidades, criatividade e motivação, que pode se manifestar de diversas formas e em diferentes áreas, e que muitas vezes exige um atendimento educacional especializado para o seu pleno desenvolvimento.