Como o cérebro molda quem somos e como agimos?
O cérebro desempenha um papel fundamental e abrangente na formação de quem somos e na forma como agimos, sendo o órgão biológico que controla e dirige o comportamento. Cada movimento, gesto, palavra, emoção, lembrança, imagem mental e sensação, assim como a percepção do tempo e nossas capacidades de amar, são resultados da atividade cerebral. Sem um cérebro funcionando corretamente, não seríamos nem poderíamos ser.
A nossa mente é o resultado de uma complexa interação entre o sistema nervoso, a fisiologia e o ambiente social e cultural. As funções cerebrais não são isoladas, mas operam em conjunto em sistemas funcionais complexos ou redes neurofuncionais.
Como o cérebro molda quem somos
Identidade e personalidade: A memória, por exemplo, é central para a formação da identidade, permitindo-nos adquirir, armazenar e recuperar diferentes tipos de informações. Nossa personalidade é moldada pelas experiências vividas, gostos e opiniões. Lesões no córtex pré-frontal podem alterar profundamente a personalidade de uma pessoa. A experiência consciente e suas relações com grupos moldam o self.
Consciência e pensamento: O cérebro é responsável por funções como a percepção, controle dos movimentos e das ações, comportamentos e funções cognitivas, incluindo a aprendizagem, memória, linguagem e inteligência. O pensamento e a linguagem são qualidades que definem o ser humano e o diferenciam de outros animais. A cognição é um fenômeno derivado do funcionamento de circuitos neurais, não podendo ser localizada em neurônios isolados, mas sim do processamento em um grande número de elementos nervosos interconectados.
Emoções: As emoções são profundamente enraizadas no funcionamento neurofisiológico basal e influenciam os processos cognitivos. Estruturas cerebrais límbicas, como o hipotálamo, a amígdala e o giro do cíngulo anterior, trabalham em conjunto com as áreas cognitivas para o processamento emocional. A amígdala desempenha um papel crucial na experiência emocional do medo e na evocação de respostas primitivas e adaptativas. O córtex orbitofrontal modula o comportamento socioemocional, bloqueando impulsos e gratificações imediatas, e integra o processamento emocional com a informação do mundo.
Habilidades cognitivas superiores: A aquisição das formas superiores de cognição (atenção, memória, raciocínio intelectual) é mediada pela linguagem e pela interação dialógica com outras pessoas, desenvolvendo a cognição social e a “teoria da mente”.
Como o cérebro influencia nossas ações
Controle e planejamento do comportamento: O córtex cerebral, especialmente o córtex pré-frontal, é responsável por funções como percepção, controle dos movimentos e das ações, e funções cognitivas complexas como o planejamento, raciocínio, lógica e tomada de decisão.
Funções executivas: São o controle cognitivo de ordem superior necessário para alcançar um objetivo específico. Elas incluem o controle inibitório (capacidade de inibir respostas), a flexibilidade cognitiva (capacidade de alternar entre tarefas) e a memória operacional (armazenamento e manipulação temporária de informações). Essas funções são essenciais para o comportamento independente, criativo e socialmente construtivo.
Tomada de decisão: A tomada de decisão é um processo complexo que envolve a avaliação de riscos, a consideração de recompensas e punições, e a integração de processos emocionais e cognitivos. As vias dopaminérgicas e serotoninérgicas, bem como o córtex pré-frontal, são importantes moduladores desse processo.
Aprendizagem e memória: A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações, sendo fundamental para o aprendizado e a adaptação do comportamento. A neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de se modificar a partir das experiências, permite um constante aprendizado e reaprendizado.
Movimento: O cerebelo é um centro importante para o controle do movimento, o equilíbrio, o tônus muscular e a aprendizagem motora. O córtex motor primário e áreas associativas também desempenham um papel crucial no planejamento e execução de movimentos complexos.
Linguagem: As habilidades linguísticas, incluindo a linguagem oral, escrita e de sinais, são essenciais para a comunicação e a interação social.
A interação cérebro-comportamento-cognição: A relação entre o cérebro, comportamento e cognição é bidirecional. O cérebro, com sua complexa rede de neurônios, não apenas influencia o comportamento, mas também é modificado pelas experiências e interações com o ambiente. As emoções e a cognição trabalham em conjunto para mediar a conduta humana de ordem superior.
Embora não notemos diretamente o cérebro em ação, ele é o que nos permite ser e fazer tudo o que experimentamos.
Referências
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